Rnai: o que é e como pode melhorar a produtividade na sua lavoura

Saiba como o RNA de Interferência pode ajudar a proteger a lavoura contra pragas e doenças e aumentar a produtividade da safra.

Logo RNAi, duas pessoas vendo uma estrutura de DNA

Alcançar máxima produtividade com os mesmos recursos é o objetivo de todo agricultor. E o RNAi é um dos aliados nessa missão.

Essa biotecnologia, unida as boas práticas agrícolas, diminui as perdas causadas por doenças e pragas, fazendo com que a lavoura tenha mais plantas sadias e protegidas durante todo seu ciclo, proporcionando melhores resultados.

Mas como esse processo funciona? É isso que você aprende aqui!

Entendendo o que é RNAi e RNA

Para compreender esse assunto, primeiro, precisamos ter clareza sobre o que é e qual o funcionamento do RNA no organismo.

Segundo Joao Ferreira, líder de projetos de biotecnologia, insetos e doenças em milho da Bayer, o RNA é:

“Um tipo de ácido nucleico presente no material genético dos seres vivos. Dentre as suas funções, o RNA é responsável por ativar a produção de proteínas essenciais para o funcionamento celular. Em todos os seres vivos, as moléculas de RNA são compostas por uma forma de fita (cadeia) simples de nucleotídeos. Contudo, alguns vírus apresentam o seu código genético na forma de RNA de fita dupla (dsRNA).”

A presença dessa fita dupla é identificada como um agente prejudicial pelo organismo. E então, como forma de contra-ataque, as células desenvolveram uma forma de defesa baseado na degradação deste RNA de fita dupla. Primeiro, algumas enzimas celulares fracionam este dsRNA em pedaços menores e de fita simples.

Ferreira complementa: “estes pequenos fragmentos de fita simples são capazes de degradar um fragmento homólogo do RNA, neutralizando (silenciando) a produção de uma proteína específica e vital para a sobrevivência da célula.”

E é justamente essa ação de desfragmentação que chamamos de RNAi ou RNA de Interferência. Para compreender melhor, veja essa analogia:

Imagine um grande restaurante. Nele, temos o cliente, o garçom e o cozinheiro. Sempre que o cliente faz um pedido, o garçom leva até o cozinheiro e ele realiza a produção.

O ciclo permanece. O cliente pede, o garçom anota o pedido em um papel e entrega ao cozinheiro. Agora, imagine que alguém pegou o bilhete do garçom. Como o pedido chegará ao cozinheiro? Como o cliente terá seu pedido atendido? A resposta é: não terá.

O RNA é esse garçom. Ele leva a mensagem que representa as necessidades de um organismo. Enquanto o RNAi é quem, eventualmente, pega o bilhete e inviabiliza a transmissão da mensagem.

Como o RNAi funciona na prática?

Agora que já entendemos os fundamentos do RNAi, vamos ver como ele efetivamente funciona nos híbridos.

Como funciona o RNAi

Quais os benefícios?

Com a utilização da nova biotecnologia podemos neutralizar processos vitais para a sobrevivência de determinadas pragas, reduzindo a sua ocorrência em campo e os prejuízos causados por elas às lavouras.

O processo é extremamente objetivo, pois, quando há um alvo determinado – no caso, uma praga – a ação ocorre especificamente no organismo a ser controlado. Como resultado, leva a morte desse indivíduo.

Em plantas, a presença do RNAi funciona como uma vacina, ativando um mecanismo de defesa que silencia processos vitais da praga.

João Ferreira acrescenta que essa medida resulta em mais produtividade para a lavoura:

"A presença da tecnologia do RNAi disponibilizada nas plantas representa um maior sucesso no controle dos danos causados pela larva alfinete em raízes de milho. Consequentemente, com a redução dos danos nas raízes diminuímos a possibilidade de tombamento de plantas e elas podem expressar o seu máximo potencial de absorção de nutrientes e água, com reflexos positivos na produtividade da lavoura.

Como ter as vantagens do RNAi na minha lavoura de milho?

Como vimos, utilizar híbridos de milho que fazem uso do RNAi traz diversos benefícios para a lavoura e o VT Pro4° revoluciona o mercado com essa biotecnologia.

As novas sementes de milho Bayer utilizam a manipulação genética para trazer ampla proteção contra as principais pragas que podem atingir partes aérea e radicular das plantas.

Entre as pragas com maior eficácia, estão:

  • Lagarta-do-cartucho
  • Lagarta-elasmo
  • Larva alfinete
  • Lagarta-rosca
  • Broca-do-colmo